DEZ DICAS PARA PEDIR AUMENTO SALARIAL

ANDRÉIA MARTINS

O salário não é o único fator motivador para um profissional, mas é extremamente necessário, pois é através dele que nossas necessidades pessoais e profissionais são supridas. Antes de mais nada, você deve fazer todas as considerações sobre o porquê merece um aumento salarial. Feito isto, esteja pronta para iniciar uma negociação com seu chefe direto. Esteja antes de tudo preparada, pois qualquer deslize pode levar seu pedido ao fracasso.

Confira as dicas da Leader Coach, Cíntia Souza:

1) Evite expor questões pessoais. Não fale de problemas pessoais, como por exemplo: gasta mais que ganha ou tem alguém na família doente. Os superiores não costumam se sensibilizar com isto, afinal, seu aumento deve ser atendido pelo seu desempenho profissional.
2) Argumente. Não vai adiantar pedir um aumento por pedir, é preciso ter argumentos reais. Saiba o motivo pelo qual está indo até seu superior fazer as solicitações e, principalmente, se elas estão dentro dos padrões de mercado, da empresa e das suas atribuições. Não adianta pedir um aumento intangível ou que não tenha congruência.
3) Não blefe. Dizer que recebeu uma proposta de emprego sem que realmente tenha recebido, não é o melhor caminho. Mentiras sempre tem pernas curtas!
4) Aguarde o momento certo. Se a empresa estiver passando por uma crise, espere. Observe também o humor do seu superior, se ele estiver de bom humor as chances aumentam consideravelmente, pois estará aberto para ouvir sua solicitação. Caso seja em um momento ruim pode nem ter a oportunidade de expor suas colocações.
5) Resultados. Apresente números ou relatórios que descrevam suas funções, tanto as que foi contratada, quanto as que desempenha e principalmente as que pode vir a realizar. Apresente também uma tabela de cargos e salários que mostre a média de salário dos profissionais do mercado.
6) Saiba ouvir. Se o seu superior tiver algo a falar, ouça com atenção, pois provavelmente serão feedbacks a respeito do seu trabalho, ou ainda, a situação do seu departamento ou da empresa.
7) Não atropele hierarquia. Fale com o seu superior imediato, ele tem autoridade para chegar ao alto escalão e solicitar o aumento, é claro, utilizando todos os argumentos que você apresentar.
8) Não faça comparações. Foque nos seus objetivos e nos seus argumentos, não exponha seus colegas dizendo que algum deles ganha mais ou menos.
9) Negocie benefícios. E se ao invés de pedir um aumento você negociasse benefícios? Plano de saúde, seguro de vida, plano odontológico, vale-refeição, reverta esses benefícios em dinheiro e veja se chega ao valor que deseja de aumento.
10) Mostre suas competências e comprometimento. Apresente suas habilidades, as formações realizadas nos últimos tempos e seus anseios futuros. O que já ofereceu para a empresa e como pode contribuir futuramente.
11) Seja direta, evite indireta e mensagens subentendidas. Seja clara e objetiva com seu superior, fale suas reais intenções e expectativas, mostre como pode contribuir e como o aumento significa uma motivação a mais, um reconhecimento ao seu trabalho.
12) Se não for atendida, peça prazo e estabeleça objetivos. Caso receba uma resposta negativa não se desespere e nem se desmotive, peça prazo para uma futura negociação e feedback ao seu superior. Pois se está insatisfeita com seu salário tem algumas alternativas como buscar outra oportunidade profissional ou realizar alguma atividade da empresa que lhe proporcione uma promoção futura.

Sobre Sandro