Os restaurantes de Nova York precisam de toda a ajuda que puderem para sobreviver por mais tempo.

CÂMARA MUNICIPAL DE NY APROVA COBRANÇA DE SOBRETAXA COVID DE 10% NOS RESTAURANTES

A CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA YORK APROVA PROJETO DE LEI QUE PERMITE AOS RESTAURANTES COBRAR UMA “SOBRETAXA COVID-19 VOLUNTÁRIA” DE ATÉ 10% SOBRE AS CONTAS DOS CLIENTES

A legislação, que vai para o prefeito para aprovação final, permitirá que os restaurantes implementem uma sobretaxa por até 90 dias após a volta da plena capacidade no fornecimento das refeições.

Joanna Fantozzi | Restaurant Hospitality – 16 de setembro de 2020

O Conselho da Cidade de Nova York aprovou na quarta-feira uma lei permitindo que os restaurantes adicionem sobretaxas COVID-19 de até 10% na conta do cliente por até 90 dias após a retomada da capacidade total das refeições internas.

A medida, que visa ajudar a impulsionar uma indústria em dificuldades, é totalmente voluntária e foi aprovada na mesma semana em que o governador Andrew Cuomo anunciou que a cidade poderia retomar os restaurantes internos com 25% da capacidade em 30 de setembro. A conta agora vai para a cidade de Nova York prefeito Bill de Blasio por sua assinatura.

Relacionados: Nova York vai reabrir restaurantes internos com 25% da capacidade em 30 de setembro

“A aprovação do projeto de lei de recuperação COVID-19 ajudará restaurantes em dificuldades a gerar receita adicional para ajudar a pagar despesas como PPE para seus funcionários, instalações de refeições ao ar livre, aluguel, mão de obra e outras despesas para dar-lhes uma chance de sobrevivência”, o Novo York City Hospitality Alliance disse em um comunicado. “Elogiamos a Câmara Municipal por aprovar esta importante legislação temporária e instamos o prefeito de Blasio a convertê-la em lei imediatamente.”

Se o projeto de lei for sancionado pelo prefeito, os restaurantes que optarem por implementar a sobretaxa terão que deixar isso explicitamente claro antes que o cliente faça um pedido, informando os clientes da cobrança na parte inferior de cada página do menu e apenas rotulando-a como sobretaxa COVID-19.

Relacionado: Nova York aprova extensão do limite de entrega de terceiros em meio a 1.200 fechamentos permanentes de restaurantes

Mas os restaurantes de Nova York não são os únicos que procuram arrecadar mais dinheiro com taxas extras. Sobretaxas COVID-19 têm aparecido esporadicamente em restaurantes de todo o país desde maio. O Bootleggers BBQ, um restaurante no Missouri, começou a implementar uma sobretaxa de 5% em maio e a decisão se tornou viral depois que um recibo com a cobrança foi marcado e criticado nas redes sociais. Como resultado, o proprietário Brian Staack teve de retirar as acusações.

Embora não haja como dizer exatamente como essa sobretaxa voluntária será recebida, já existem preocupações sobre como ela afetará os funcionários que contam com gorjetas.

“Se a Câmara Municipal permitir que os empregadores adicionem uma sobretaxa, sem que esses empregadores paguem a seus trabalhadores um salário mínimo integral, a sobretaxa cortaria as gorjetas já reduzidas dos trabalhadores, sem qualquer garantia de que os funcionários do restaurante recebessem o salário mínimo”, Saru Jayaraman, presidente do grupo sem fins lucrativos de defesa do salário mínimo, disse One Fair Wage.

Um Salário Justo acabou apoiando a aprovação do projeto com a condição de que uma versão finalizada apoiaria os trabalhadores que muitas vezes contam com gorjetas para ganhar um salário mínimo. Um membro dissidente do conselho durante a votação de quarta-feira, Brad Lander, também expressou preocupação em como esse projeto de lei poderia potencialmente prejudicar funcionários que receberam gorjeta.

“Estou preocupado que ter esse acréscimo de 10% signifique que algumas pessoas vão dar menos gorjetas e já estão recebendo menos por terem menos mesas”, disse Lander. “Eu gostaria que fosse ajustado para que eles tivessem que pagar um salário mínimo ou sobretaxa de compartilhamento […] nossos restaurantes podem estar sofrendo, mas nossos funcionários não podem pagar o aluguel ou colocar comida na mesa.”

O projeto deve ser assinado em lei por de Blasio, que “apoiou com entusiasmo” a legislação, de acordo com o New York Post , mas ainda não oficializou a assinatura até o momento desta quarta-feira.