As negociações entre a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e a Casa Branca foram paralisadas com a aprovação do ATO dos HERÓIS na Câmara.

CÂMARA APROVA A LEI HEROES – US$120 BI PARA RESTAURANTES INDEPENDENTES NOS EUA

O projeto de lei reduzido ganhou apoio bipartidário, mas não deve ser aprovado pelo Senado

Joanna Fantozzi | 02 de outubro de 2020

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou na quinta, 01/10/20, a atualização de US $ 2,2 trilhões da Lei de Soluções de Emergência para Saúde e Recuperação Econômica  (HEROES),  que inclui US $ 120 bilhões em subsídios para restaurantes independentes. O projeto é uma versão reduzida do Ato HEROES original de US $ 3,4 trilhões que  foi inicialmente apresentado  e aprovado pela Câmara controlada pelos democratas em maio, mas nunca foi votado pelo Senado controlado pelos republicanos. Relatórios indicam que a nova versão também não deve ser aprovada pelo Senado.

A Lei HEROES foi aprovada na Câmara em grande parte por linhas partidárias, com 18 democratas votando contra ela. Todos os republicanos votaram não no projeto de lei, com a maioria dizendo que os gastos eram muito altos e direcionados a programas não relacionados à pandemia.

Relacionados: Os republicanos do Senado propõem ‘HEALS Act’ de $ 1T com outra rodada de cheques de estímulo e $ 190B a mais em financiamento do Programa de Proteção ao Cheque de Pagamento

Apesar do desacordo entre as duas partes, o autor original do projeto, o deputado Earl Francis Blumenauer (D-Or.), Observou em uma entrevista coletiva na sexta-feira que o projeto recebeu algum apoio bipartidário de republicanos como o senador Cory Gardner (R-Colo.) E Sen. Roger Wicker (R-Miss.).

“Não acho que isso seja um obstáculo porque há 40 senadores a bordo [com o projeto]”, disse o deputado Blumenauer durante a coletiva de imprensa na sexta-feira com o Independent Restaurant Coalition. “Qualquer pessoa que fez uma declaração pública sobre isso foi compreensiva. É apenas uma questão de tempo, processo legislativo e aguardando resolução.”

Relacionado: O Congresso ajudará a indústria de restaurantes?

O próximo desafio, disse a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, será a Casa Branca, já que os democratas e a administração Trump ainda não chegaram a um acordo.

O porta-voz de Pelosi disse aos repórteres na quinta-feira que o desacordo era “uma grande diferença não apenas de dólares, mas de valores”. Em discussões com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, Pelosi disse que eles estão “longe” do aspecto do projeto de lei do crédito tributário infantil apoiado pelos democratas, mas estão “próximos” da ajuda às pequenas empresas.

O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, classificou os US $ 2,2 trilhões reservados para o projeto de “estranhos” na quarta-feira, mas na quinta-feira ele disse sobre a continuidade das negociações entre Pelosi e Mnuchin que “os deseja bem”.

O projeto de lei de alívio visa ajudar operadores independentes de restaurantes, bares, tavernas e foodtrucks, juntamente com os 11 milhões de pessoas que a indústria de restaurantes emprega, enquanto redes com mais de 20 locais estão excluídas do financiamento de alívio.

O programa de subsídios – que foi inicialmente introduzido como parte do Ato de Apoio Econômico Real que Reconhece a Assistência Única ao Restaurante Necessária para Sobreviver”, ou Ato de RESTAURANTES – também visa especificamente” comunidades marginalizadas e sub-representadas” como empresas pertencentes a mulheres e minorias.

O projeto afirma que as concessões seriam concedidas com base na “diferença entre as receitas do negócio em 2019 e as receitas estimadas em 2020 para cada trimestre”, com prioridade para estabelecimentos com receita anual inferior a US $ 1,5 milhão. Os proprietários de empresas precisariam usar os fundos para a folha de pagamento e outras despesas elegíveis até 30 de junho de 2021.

“Os fundos PPP foram uma solução de 8 semanas para um problema de 18 meses”, disse Bobby Stuckey, operador de restaurantes em Boulder, Colorado, durante a coletiva de imprensa na sexta-feira. “O fundo de revitalização de restaurantes nos levará para o outro lado e é a alavanca adequada para puxar. Esta é a primeira vez que você ouve falar do nosso setor. Não dissemos nada mesmo durante a crise de 2008”.

O fundo de revitalização de restaurantes recebeu o apoio de 215 empresas da cadeia de suprimentos e foi endossado por sete grandes corporações, incluindo Coca-Cola, Delta Airlines e American Express.

“O Senado não pode voltar para casa sem fornecer alívio aos 500.000 restaurantes e bares independentes da América e proteger as 11 milhões de pessoas que eles empregam”, disse a Coalizão de Restaurantes Independentes em um comunicado. “Uma extinção em massa de restaurantes não precisa ser a próxima crise de 2020. Enquanto a dívida está aumentando e os restaurantes ao ar livre cada vez mais escassos, restaurantes e bares independentes em todo o país estão tomando decisões sobre fechar para sempre ou tentar sobreviver aos meses de inverno. Muito mais não terá escolha a não ser fechar sem um plano do Congresso”.

Joanna Fantozzi – RN