APEX VAI LEVAR 83 EMPRESAS PARA FEIRA DE ANUGA, NA ALEMANHA

A Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) promove a participação de 83 empresas brasileiras na Anuga, a maior feira internacional de alimentos e bebidas do mundo, realizada de 10 a 14 de outubro em Colônia, na Alemanha. A feira – que é bianual – reúne cerca de 6,8 mil expositores de 100 países e ocupa um espaço de 284 mil m². Na última edição, em 2013, recebeu mais de 150 mil visitantes profissionais, de 187 países.

As empresas brasileiras participantes vão destacar seus atributos de sustentabilidade e inovação, lançar novidades e apresentar produtos com ingredientes tipicamente brasileiros, como açaí, castanha de caju e do Pará, guaraná e pimenta rosa, além de alimentos gourmet, como cafés especiais e carne bovina do tipo Angus.

“A nossa expectativa é que as empresas fechem cerca de US$ 1,4 bilhão em negócios, façam contatos relevantes e conquistem novos clientes da União Europeia e também da África e do Oriente Médio, regiões que tradicionalmente mandam compradores à feira”, afirma David Barioni Neto, presidente da Apex-Brasil.

Na última edição da Anuga, em 2013, participaram 73 empresas brasileiras, que fecharam US$ 1,1 bilhão em vendas. Este ano, além de encontros com potenciais compradores que visitam a feira, algumas empresas terão reuniões previamente agendados pela Apex-Brasil com importantes varejistas do Oriente Médio e da África, o que deve contribuir para o aumento das vendas.

O escritório da Agência em Dubai selecionou oito compradores, com grande potencial de compra dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Egito, Kuwait, Catar, Líbano e Jordânia. A previsão é que cada um deles realize de 10 a 20 reuniões com empresas brasileiras nos primeiros dois dias de feira.

Setores

Entre as 83 companhias brasileiras que vão participar da Anuga, 33 são do setor de carnes, um dos que mais tem crescido no país. O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores de carne bovina, de frango e de porco. Também fazem parte da delegação brasileira, 42 companhias de produtos variados, que estarão no Pavilhão Fine Foods (cafés especiais, mel, pão de queijo, biscoitos, chocolates, grãos, cereais, comida pronta embalada a vácuo, pimenta, castanha e amêndoas, entre outros), cinco de bebidas – Cachaça, espumantes premiados, sucos cítricos e orgânicos – e três de lácteos.

Sobre Sandro