Home / Gastronomia / ANTHONY BOURDAIN SE SUICIDA AOS 61 ANOS

ANTHONY BOURDAIN – CHEF, ESCRITOR E APRESENTADOR MORRE AOS 61 ANOS

Cena da série “Anthony Bourdain: Sem Reservas” (Netflix) Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo – 08/06/2018 08h40

O chef, escritor e apresentador de TV Anthony Bourdain morreu nesta sexta-feira. A suspeita é de que ele morreu por suicídio, aos 61 anos. A CNN, onde ele tinha um programa, confirmou a informação da morte e a provável causa em seu site e em um comunicado.

“Anthony Bourdain, um talentoso contador de histórias e escritor que levou os telespectadores da CNN pelo mundo, morreu. Ele tinha 61 anos. A CNN confirmou a morte de Bourdain nesta sexta-feira, e a causa aparenta ser suicídio.”

Anthony Bourdain com a namorada, Asia Argento, atriz e diretora. Ela trabalhava com ele em episódios do “Parts Unknown, da CNN” Imagem: Reprodução/Instagram

O corpo de Bourdain foi achado por um amigo, o chef Eric Ripert, no quarto de hotel em que estava hospedado, na manhã de sexta-feira (8). Ele estava na França gravando a série da CNN “Parts Unknown”. Esta mesma série foi premiada no Peabody Awards, em 2013, “por expandir nossos paladares e nossos horizontes na mesma medida”.

Chefs do mundo todo lamentam a morte de Bourdain. “Minha grande inspiração, meu grande ídolo e cozinheiro”, falou um dos apresentadores do MasterChef Brasil, da Band. “Ele trouxe o mundo para as nossas casas”, disse outro chef celebridade, Gordon Ramsay.

O sucesso de Bourdain

Bourdain ficou conhecido não só por seus programas de TV, mas, antes disso, também por seus livros, em que explorava não apenas a comida, mas viagens e a condição humana, defendendo populações marginalizadas e fazendo campanha por melhoras na condição de trabalho em restaurantes.

Premiado durante toda a sua carreira, ele foi chamado de “rock star da culinária” e “o Elvis dos chefs bad boys”. Em 1999, escreveu um texto na “New Yorker” intitulado “Não coma antes de ler isto”. Ele deu abertura para que ele escrevesse seu best-seller “Kitchen Confidential: Adventures in the Culinary Underbelly”, de 2000.

A partir daí o sucesso estava garantido. Ele ganhou o programa “A Cook’s Tour” no Food Network, depois foi para o “Anthony Bourdain: No Reservations”, no Travel Channel, e com ele ganhou dois Emmy. O programa, traduzido para “Sem Reservas” no Brasil, virou destaque na Netflix.

Bourdain foi uma novidade no jornalismo mais sério da CNN em 2013 e também fez sucesso por lá. A 11ª temporada de “Parts Unknown” começou a ser exibida pela rede em maio.

O apresentador, conhecido por viajar ao mundo, teve paradas no Brasil e conheceu diversos quitutes da culinária brasileira. Nos vídeos abaixo, ele prova – e elogia – caipirinha, espetinho de queijo coalho e acarajé, na Bahia.

A última foto de Bourdain em seu Instagram mostra o que ele chamou de um almoço “light”, há quatro dias.

Confira o comunicado da CNN:

“É com extraordinária tristeza que podemos confirmar a morte do nosso amigo e colega Anthony Bourdain. Seu amor por aventuras, novos amigos, bons vinhos e bebidas e suas histórias marcantes sobre o mundo fizeram dele um grande contador de histórias. Seus talentos nunca vão deixar de nos impressionar, e vamos sentir muito sua falta. Nossos pensamentos e orações estão com sua filha e sua família neste momento incrivelmente difícil.”