ABRAS: SETOR DE SUPERMERCADOS FATUROU R$ 355,7 BILHÕES EM 2018

Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper, elaborada pelo Departamento de Economia da Associação Brasileira de Supermercados, em parceria com a Nielsen.

O faturamento do setor de supermercados somou R$ 355,7 bilhões em 2018, divulgou ontem (18), a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O desempenho representa uma alta nominal 0,7% em relação a 2017.

O resultado do setor respondeu por 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. O segmento supermercadista gerou 30,7 mil empregos em 2018, totalizando 1,853 milhão de empregados diretos.

“A retomada do consumo não aconteceu como gostaríamos em 2018. Começamos o ano bem, mas no final do segundo semestre fomos surpreendidos por uma paralisação nacional dos caminhoneiros, que prejudicou o abastecimento do setor supermercadista e de outros setores, e impactou fortemente nos resultados da economia do país. O ano também foi de eleição, e as incertezas políticas refletem na confiança do consumidor que já seguia mantendo padrões de consumo da época de crise, pesquisando mais antes de comprar, utilizando vários canais de compra, e priorizando mais itens de primeira necessidade. Aliada a esses fatores, a taxa de desemprego, que no ano passado continuou em patamares elevados”, ressalta o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto.

O setor supermercadista encerrou 2018 com 89,6 mil lojas. O faturamento das 19 maiores empresas do ranking supermercadista – que divulgaram informações – somou R$ 175,6 bilhões no ano passado, ante os R$ 159,3 bilhões registrados em 2017.

CARREFOUR LIDERA RANKING DOS SUPERMERCADOS BRASILEIROS

A rede Carrefour liderou o ranking de supermercadistas em 2018, com faturamento de R$ 56,343 bilhões em 2018, seguido pelo Grupo Pão de Açúcar, com R$ 53,616 bilhões. A rede Walmart, que ocupa o terceiro lugar na lista de maiores empresas do setor, não informou os dados de 2018 . “Tudo indica que continua sendo o terceiro lugar”, disse João Sanzovo, presidente da Abras, em coletiva de imprensa, no Rio. Segundo Sanzovo, a falta de informações tem relação com a mudança no comando da rede. A 4ª colocação do Ranking segue com o Cencosud Brasil Comercial Ltda., que registrou R$8,5 bilhões, seguido pelos Irmãos Mufato & CIA com faturamento de R$ 6,9 bilhões e o SBD Comércio de Alimentos, com R$ 6,2 bilhões.

Confira a lista completa com o ranking dos 20 maiores:

1º Grupo Carrefour Brasil (R$ 56,3 bilhões)
2º GPA (R$ 53,6 bilhões)
3º Walmart Brasil LTDA (não divulgado)
4º Cencosud Brasil Comercial LTDA (R$ 8,5 bilhões)
5º Irmãos Muffato & Cia LTDA (R$ 6,9 bilhões)
6º SDB Comércio de Alimentos LTDA (R$ 6,2 bilhões)
7º Supermercados BH Comércio de Alimentos LTDA (R$ 6,0 bilhões)
8º Companhia Zaffari Comércio e Indústria (R$ 5,3 bilhões)
9º DMA Distribuidora S/A (R$ 3,6 bilhões)
10º Sonda Supermercados Exportação e Importação AS (R$ 3,4 bilhões)
11º Savegnago Supermercados LTDA (R$ 3,1 bilhões)
12º Lider Comércio e Indústria LTDA (R$ 3,0 bilhões)
13º Mart Minas Distribuição LTDA (R$ 2,7 bilhões)
14º A Angeloni Cia LTDA (R$ 2,7 bilhões)
15º Comercial Zaragoza IMP. EXP. LTDA (R$ 2,4 bilhões)
16º Supermercado Bahamas S/A (R$ 2,3 bilhões)
17º Multi Formato Distribuidora S/A (R$ 2,3 bilhões)
18º Companhia Sulamericana de Distribuição (R$ 2,2 bilhões)
19º Coop Cooperativa de Consumo (R$ 2,2 bilhões)
20º AM/PM Comestíveis LTDA (R$ 2,1 bilhões)

O Rio sedia nesta semana a 53ª Convenção Abras, no Riocentro.

19 de março de 2019 –Fonte: Estadão Conteúdo / Imprensa Mercado & Consumo / Newtrade