MCDONALD’S USARÁ CARNE FRESCA NO HAMBURGUER

ALGO COMPLETAMENTE NOVO NO MCDONALD’S: CARNE FRESCA NO HAMBURGUER

Para se ajustar a novo perfil de consumidores, que fogem de alimentos processados e aditivos químicos MCDONALD’S começará a servir carne fresca em 2018

FEITO COM CARNE FRESCA, QUARTEIRÃO COM QUEIJO SERÁ PREPARADO NA HORA

NOVA YORK — A maior rede de fast-food do mundo, o McDonald’s, resolveu inovar no seu mais tradicional produto: utilizará carne fresca em um hambúrguer. ‘A partir do próximo ano, na maior parte das filiais nos Estados Unidos, funcionários vão preparar na hora do pedido o hambúrguer do clássico sanduíche “Quarteirão”, feitos a partir de carne in natura, não congelada.

É o principal avanço da multinacional, que vem tentando modernizar sua imagem frente a um número cada vez maior de pessoas que fogem de alimentos processados. Eles vêm ajustando suas receitas, de forma a remover conservantes artificiais dos McNuggets de frango e cortar xarope de milho de seus pães.

A ação é projetada para melhorar a qualidade da cadeia e sua percepção de qualidade, em meio à forte concorrência no negócio de restaurantes domésticos – especialmente de outros restaurantes de serviço rápido e ao crescente número de estabelecimentos fast-casual, com a pegada “hamburger prime“.

O movimento, relatado pela primeira vez na quinta-feira pelo Wall Street Journal, segue uma série de mudanças nas operações da companhia baseada em Oak Brook, Illinois, muitas das quais derrubaram décadas de prioridades da empresa.

Elas incluem a introdução do All-Day Breakfast, em 2015, e a remoção de conservantes artificiais de vários itens do menu, em 2016. O McDonald’s também está conduzindo um processo de refranchising em muitas locações que restam à empresa, bem como está lançando um aplicativo móvel para pedidos e pagamento, este ano, nos Estados Unidos, com serviço de curbside.

Este ano, o McDonald’s introduziu novos tamanhos de seu icônico sanduíche Big Mac e testou Big Macs feitos com molho Sriracha.

Além disso, a empresa está planejando levar sua ação centrada em quiosques com o conceito “Experiência do Futuro” para a maioria dos restaurantes nos próximos anos.

Mas os Quarteirões com Queijo preparados na hora podem representar a maior mudança implementada pela rede, que tem servido patties congelados de carne, preparados com antecedência e mantidos em uma bandeja de aquecimento.

“Nos últimos dois anos, fizemos uma série de mudanças audaciosas e tangíveis para nossos clientes”, disse em comunicado. “Estamos empenhados em transformar mais aspectos do nosso negócio, incluindo oferecer uma experiência mais moderna e agradável de jantar, adicionando novos níveis de conveniência e tecnologia, e fazer mais mudanças positivas para a comida que servimos.”

McDonald’s está trabalhando para atrair mais consumidores. A empresa informou aos investidores recentemente que perdeu 500 milhões de transações nos EUA desde 2012, e os resultados dentro do parâmetro “same-store sales” têm ficado para trás – o que inclui um declínio de 1,3% no quarto trimestre encerrado em 31 de dezembro do último ano.

A empresa claramente acredita que uma melhoria na qualidade ajudará a ganhar esses clientes de volta.

O McDonald’s tem testado carne fresca no Texas e recentemente expandiu esse teste para 325 locações na região de Dallas/Fort Worth, além de 77 restaurantes em Tulsa, Oklahoma.

Os hambúrgueres que serão feitos com carne fresca são os da linha Quarteirão com Queijo, bem como os novos hambúrgueres Signature Crafted Recipe, desenvolvidos pela rede.

Esses testes são claramente bem-sucedidos a ponto para que o McDonald’s esteja pronto para expandi-lo para todo o país. “Recebemos um feedback esmagadoramente positivo de consumidores e funcionários e estamos orgulhosos de ter feito parte de um teste que está criando um momento decisivo para o McDonald’s”, disse o franqueado da região de Dallas, Joe Jasper, em nota.

A empresa também tem o apoio de fornecedores, que serão encarregados de trazer a carne fresca ao McDonald’s, em vez de congelada.

“Isso representa uma forte parceria entre McDonald’s, Lopez Foods e seus outros fornecedores de carne bovina para apoiar esta iniciativa e cumprir os padrões de qualidade do McDonald’s”, disse Ed Sanchez, CEO da Lopez Foods, em comunicado.