AS 10 FRANQUIAS MAIS CARAS DO BRASIL

Fazer as contas é uma das partes mais complicadas na hora de planejar a aquisição de uma franquia. Dentro desse orçamento, o ponto em que os futuros empreendedores costumam prestar mais atenção é o investimento inicial – ou seja, quanto será preciso desembolsar para começar a ser franqueado. O site EXAME.com elencou as dez franquias que pedem o maior investimento inicial do Brasil, com base nos dados da Associação Brasileira de Franchising. Como indicativo de qualidade, selecionamos apenas redes que possuem ao menos um Selo de Excelência no Franchising ABF.

Confira quais são as franquias mais caras do país. As informações de faturamento médio mensal, investimento inicial e prazo de retorno foram retiradas do site da ABF.

Multicoisas – R$ 642 mil

A Multicoisas é uma rede de franquias que comercializa materiais para reparos domésticos e comerciais. A primeira loja foi criada em 1984, e o negócio virou franqueador em 1990. Uma unidade franqueada da rede fatura 185 mil reais.

Investimento inicial: 642 mil reais
Prazo de retorno: 48 a 60 meses

Bonaparte – R$ 665 mil

A Bonaparte é uma franqueadora do segmento de alimentação, oferecendo comida internacional no modelo fast food e à la carte. O negócio foi fundada em 1998 e passou a franquear no mesmo ano. Uma unidade franqueada fatura por mês 110 mil reais, em média.

Investimento inicial: 655 mil reais
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

Alphagraphics – R$ 670 mil

A rede de franquias Alphagraphics trabalha no setor de impressão gráfica e comunicação. O negócio foi criado em 1970 e começou a franquear em 1980. Uma unidade franqueada fatura 226 mil reais por mês, em média.

Investimento inicial: 670 mil reais
Tempo de retorno: 36 a 48 meses

Divino Fogão – R$ 720 mil

A Divino Fogão é uma rede de franquias que trabalha no ramo de alimentação, especializada em “comida da fazenda”. A fundação da marca ocorreu em 1982, enquanto o franqueado começou em 1994. Uma unidade franqueada fatura 200 mil reais por mês, em média.

Investimento inicial: 720 mil reais
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

Domino’s Pizza – R$ 730 mil

A Domino’s é uma rede de pizzarias estadunidense, criada em 1960. O Grupo Trigo, responsável por marcas como Spoleto e Koni, assumiu a direção da Domino’s Pizza Brasil desde 2004. O faturamento médio mensal de uma unidade franqueada da Domino’s é de 155 mil reais.

Investimento inicial: 730 mil reais
Prazo de retorno: 30 a 42 meses

Portobello Shop – R$ 740 mil

A Portobello é uma franqueadora especializada em revestimentos cerâmicos em construções imobiliárias. Fundada em 1979, a marca entrou para o sistema de franchising em 1998. Uma unidade franqueada da marca fatura 470 mil reais por mês, em média.

Investimento inicial: 740 mil reais
Prazo de retorno: 30 a 40 meses

Habib’s – R$ 900 mil

O Habib’s é um negócio especializado em culinária árabe fast food com preços acessíveis. O negócio foi fundado em 1988 e passou a franquear em 1991. A rede não informou no site da ABF o faturamento médio mensal de uma unidade franqueada.

Investimento inicial: 900 mil reais
Prazo de retorno: 32 a 48 meses

Ragazzo – R$ 900 mil

A rede de comida italiana e salgados de preço acessível Ragazzo pertence ao mesmo grupo que administra a rede Habib’s. Fundada em 1992, a marca começou a franquear em 2005. Uma unidade franqueada da marca fatura, em média, 300 mil reais por mês.

Investimento inicial: 900 mil reais
Prazo de retorno: 36 a 42 meses

Pandora – R$ 1,2 milhão

A Pandora é uma marca dinamarquesa de joias fundada em 1982. O negócio virou franqueador em 1997. No Brasil, a Pandora chegou em 2009 e elaborou seu plano de expansão por franquias a partir de 2013. A rede não informou no site da ABF o faturamento médio mensal de uma unidade franqueada.

Investimento inicial: 1,2 milhão de reais
Prazo de retorno: 42 a 55 meses

McDonald’s – R$ 1,675 milhão

A rede de fast food estadunidense McDonald’s foi fundada em 1955, e neste mesmo ano já passou a franquear. No Brasil, a rede associou-se à ABF em 1992 e é operada desde 2007 pela empresa Arcos Dourados. Uma unidade franqueada da marca fatura 690 mil reais por mês, em média.

Investimento inicial: 1,675 milhão de reais
Prazo de retorno: 60 a 84 meses