Executivos de Vendas

AS OITO COMPETÊNCIAS DE UM VENDEDOR – 07-04-2016

Além do conhecimento específico, também é necessário ter habilidades específicas, que contribuam para a carreira desse profissional.
Veja a seguir as dicas de Carlos Cruz, do IBVendas

Disciplina – Reserve momentos no mês e na semana para se planejar. A maioria dos vendedores não planeja fracassar, mas falha pela falta de planejamento e organização.

Comunicação – O vendedor profissional é articulado e sabe se expressar de maneira clara e objetiva, o que não significa falar muito. Seja preciso na comunicação.

Criatividade – Busque alternativas para chegar até o cliente, use argumentos que o envolvam. Crie novas oportunidades e proponha soluções inovadoras.

Capacidade investigativa – Faça perguntas e saiba ouvir para entender as necessidades do cliente, pois isso é essencial para uma venda de sucesso. O bom vendedor entende e identifica as dificuldades e necessidades do cliente, mapeando-as, para depois apresentar uma solução realmente eficaz.

Adaptabilidade – Aprenda a lidar com diferentes perfis de clientes, influenciando todas as pessoas envolvidas no processo de compra.

Empatia – Crie identificação e inspire confiança, pois essas iniciativas fazem toda a diferença na relação comercial. Cuide da aparência e vista-se de acordo com o perfil da venda e do cliente. Isso pode ser fundamental para transmitir uma boa impressão.

Networking – Quantas pessoas conhecem você? Não importa apenas quantas pessoas você conhece, mas sim, quantas sabem quem e o que você é. É imprescindível cultivar uma rede de relacionamentos, pois nem sempre somos capazes de encontrar sozinhos as oportunidades.

Tenacidade comercial – Ser persistente é diferente de ser insistente. Não desista da venda na primeira negativa, especialmente se estamos falando de investimentos elevados, que irão envolver negociações extensas.
Newtrade