CMSP PREMIA JORNALISMO SETORIAL DA GASTRONOMIA

TROFÉU SÃO PAULO CAPITAL MUNDIAL DA GASTRONOMIA

PREMIA O JORNALISMO SETORIAL

O Troféu foi criado pela Câmara Municipal por meio dos Decretos Legislativos 81/1997 e 16/2002 e tem por objetivo incentivar a mídia especializada a divulgar a gastronomia paulista, premiando os melhores trabalhos jornalísticos, revistas, programas da mídia eletrônica, fotos e trabalhos acadêmicos sobre gastronomia no município de São Paulo.

PRÊMIOS INSTITUCIONAIS

Os prêmios institucionais criados por iniciativa da Câmara Municipal de São Paulo têm como objetivo servir de incentivo para ações, projetos ou empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento da cidadania, da qualidade de ensino e da divulgação do potencial da maior cidade brasileira.

A 21º edição do Troféu “São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia” será entregue aos melhores trabalhos jornalísticos da área gastronômica de 2018 em novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

São ao todo 10 categorias a serem premiadas e os vencedores recebem o reconhecimento público da Câmara Municipal de SP através da entrega da Salva de Prata para o 1º. lugar e placas de homenagem para o segundo e terceiros lugares. Além do evento para a premiação, a Câmara divulga os vencedores através de matéria televisiva, site da internet e rádio web

Prêmio é concedido anualmente à mídia especializada, englobando as mais diversas mídias, para os melhores trabalhos jornalísticos sobre a gastronomia na cidade de São Paulo, objetivando reconhecer o jornalismo setorial e difundir o turismo na cidade.

Inserida na lista das capitais mundiais da gastronomia, São Paulo está ao lado de cidades como Tóquio, Nova York e Paris, oferecendo uma gastronomia contemporânea, misturando as culinárias regional e internacional em seus milhares de restaurantes e bares. As criações de renomados Chefs de cozinha desta Capital fazem com que a gastronomia da cidade seja um forte atrativo para o turismo de negócios e a mais requintada hospitalidade do mercado de eventos corporativos, cultural e de lazer do Brasil. Esta é a nossa praia!

PARTICIPA COM TRÊS MATÉRIAS

Clique nos títulos abaixo e veja as matérias publicadas no Portal  Sindal e na Newsletter mensal “On Line”

Bocuse d’Or no Sirha 2018 – Etapa Seletiva Para Lyon 2019 – inscrição de número: 112

Escola de Culinária Francesa Le Cordon Bleu Chega a São Paulo – inscrição de número: 113

Guia Michelin Lançado em Alto Estilo na Capital – inscrição de número: 114

BREVE HISTÓRIA DO PRÊMIO

“São Paulo Capital Mundial da Gastronomia” – Em 1995, a Câmara Municipal de São Paulo criou por Resolução um grupo de trabalho de vereadores que aprovou por unanimidade a oficialização que prepararia a cidade para receber este título. Foi criada uma “Comissão de Honra das Nações”, constituída por representantes oficiais de 40 países e 10 Entidades Civis Internacionais ligadas à gastronomia e ao turismo, que trabalharam no levantamento de todas as cozinhas representadas na cidade.

Em 1997, durante a 10ª edição do Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo da ABRESI, reunindo os empresários de todas as regiões do Brasil, empresas do segmento e autoridades da área, a Comissão de Honra das Nações outorgou o título de “Capital Mundial da Gastronomia” à Cidade de São Paulo. Na mesma ocasião, o título foi outorgado à Paris, na categoria “hors-concours”, e a Nova Iorque, Tóquio, Roma, Madrid, Lisboa, Cidade do México e Buenos Aires. De todas as cidades homenageadas, São Paulo é a que possuía o maior número de cozinhas internacionais representadas, legitimada, portanto, a receber o título na condição de real Capital Mundial da Gastronomia. A CMSP entrega anualmente o “TROFÉU SÃO PAULO CAPITAL MUNDIAL DA GASTRONOMIA”, em concurso público para trabalhos divulgados na mídia voltadas ‘a gastronomia da cidade O Troféu é entregue numa Sessão Solene e coquetel muito prestigiado.

Câmara Municipal de São Paulo

www.saopaulo.sp.leg.br

E-mail:  eventos@saopaulo.sp.leg.br

Regulamento da premiação – Clique aqui!

Cartaz de divulgação

Ficha de inscrição – Clique aqui!

Endereço:  Palácio Anchieta / Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01319-900 –   Telefone: 11 3396-4000