8 LIÇÕES QUE NÃO APRENDEMOS NO MBA


Andréia Martins

O conhecimento e a capacitação adquiridos através de cursos de graduação ou MBA são muito importantes para a formação de um profissional, bem como outros cursos de especialização ou atualização. “Essa base é fundamental para a compreensão de conceitos básicos, relacionados à carreira escolhida, e também para ampliação do campo de atuação, envolvendo princípios e práticas de gestão corporativa e de pessoas, por exemplo”, contempla Ricardo A. M. Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting.

Porém, há muitas outras lições que não são aprendidas em sala de aula, e que confirmam a importância da experiência profissional, como aspectos relacionados a maturidade, equilíbrio emocional, determinação, engajamento, análise crítica e capacidade de superar desafios.

Confira abaixo as principais lições trazidas pela experiência profissional que não aprendemos no MBA, segundo o especialista.

1. Como ser um líder

Os cursos tradicionais não preparam os profissionais para se tornarem líderes e essa competência é extremante importante para os atuais gestores. Ser líder depende de uma série de fatores, que vão muito além do conhecimento técnico. Habilidades comportamentais são essenciais para uma gestão assertiva e motivadora, capaz de influenciar e melhorar a produtividade das equipes. As práticas relacionadas à gestão de pessoas devem fazer parte da rotina e das prioridades de todos os gestores.

2. Como formar equipes de alta performance

O crescimento de qualquer organização depende da formação de equipes de alta performance, através da seleção de profissionais capacitados, engajados e identificados com a cultura da empresa. Assim sendo, é essencial investir em processos seletivos adequados e, também, no desenvolvimento individual dos colaboradores, através de iniciativas para valorizar as competências, respeitar as diferenças, promover o espírito de coletividade, delegar responsabilidades e, principalmente, reconhecer o esforço e a dedicação.

3. Como construir relacionamentos produtivos

É fundamental construir relacionamentos produtivos durante a vida profissional. Para isso, é preciso agir sempre com respeito, educação, coerência e estabelecer vínculos de confiança. Trabalhar e investir em networking também é uma prática essencial. Tudo no mundo funciona com base em relacionamentos, por isso, é vital saber cultivá-los.

4. Saber lidar com o fracasso

Outra lição importante que não se aprende nos cursos é saber como lidar com o fracasso. Todos os profissionais passam por insucessos e frustrações, porém, é preciso aprender a administrar essas situações, avaliar o contexto, reconhecer a decisão errada e adquirir mais experiência. Esse processo costuma ser doloroso, mas completamente necessário.

5. Negociar com fornecedores

Os fornecedores são fundamentais para qualquer negócio, assim sendo, merecem um tratamento especial. É preciso dominar a arte de negociar, estabelecer parcerias, definir relações ganha-ganha, alinhar metas, prazos e padrões.

6. Ouvir ativamente o cliente

Saber ouvir ativamente o cliente está entre as lições mais importantes para o sucesso da empresa. É preciso compreender e antecipar as necessidades, trazer soluções para os problemas, e, assim, conseguir estabelecer um diferencial competitivo, e, consequentemente, atrair, reter e fidelizar o público.

7. Produzir muito, com poucos recursos

Em tempos de cortes de despesas e otimização dos recursos, nem sempre é fácil produzir mais, com um orçamento apertado. Neste contexto, é essencial explorar o potencial criativo, enxergar novas oportunidades, desenvolver boas ideias e encontrar mecanismos que favoreçam o crescimento da empresa, perante a concorrência.

8. Sobreviver em momentos de crise

Em momentos de crise e dificuldades, inflação em alta, impostos e quedas nas vendas, fica mais evidente a importância da experiência profissional, já que é preciso demonstrar ainda mais maturidade, manter a calma e agir de forma segura. Turbulências existem e os desafios se tornam ainda maiores. Nestas condições, ter uma visão mais abrangente, conhecer o mercado, apostar nas parcerias e na inovação são fatores que podem favorecer a sobrevivência do negócio.

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