27º EXPOCACHAÇA, 20% MAIOR ATRAI 45 MIL VISITANTES

27ª edição marcou um aumento de 20% no tamanho da feira que conseguiu atrair um público de 45 mil pessoas para o Expominas

De 8 a 11 de junho, Belo Horizonte foi palco da maior feira de cachaça do mundo. Considerada uma vitrine da bebida, a Expocachaça comememorou 20 anos de atividades, reunindo em sua 27ª edição um público de aproximadamente 45 mil pessoas durante os quatro dias de evento. Além de conhecer os principais produtores e as grandes marcas de cachaça do Brasil, o visitante conferiu uma programação eclética; entrenimento, gastronomia e negócios.

COM UM MERCADO DE 6 BILHOES EM VENDAS, 27º EXPOCACHAÇA, 20% MAIOR E 45 MIL VISITANTES, MOVIMENTA 46 MILHOES EM 4 DIAS

Segundo José Lúcio Ferreira, presidente da Expocachaça, nessa edição foram gerados R$ 46 milhões em negócios durante e após a feira com equipamentos negociados para o exterior e a vinda de empresas internacionais. Outro destaque da Expocachaça foi a 11ª. edição do Brasil Bier, o festival aconteceu dentro da feira e apresentou as principais microcervejarias do cenário nacional. Ao todo os visitantes puderam conferir aproximadamente 600 marcas de cachaças e 50 rótulos de cerveja.

A grande novidade desta edição ficou por conta do lançamento da Carreta Alambique Escola- Brasil. Com 13 metros de comprimento e 52 m² de área útil, o público pôde conhecer todo o espaço do veículo: alambique de cachaça, laboratório, sala de aula para 15 alunos, biblioteca e videoteca.

A carreta ficará sediada em Belo Horizonte, mas vai percorrer todo o Brasil levando até os produtores o conhecimento necessário para produzirem com qualidade e dentro dos padrões legais e exigidos pelo mercado de bebidas destiladas no mundo, tornando a cachaça um produto mais competitivo. Ela foi projetada e construída pela nossa associada TRUCKVAN.

Além de Minas Gerais, a 27ª edição da feira recebeu produtores de outros estados do país, dentre eles, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Alagoas, entre outros. Essa participação trouxe visibilidade para novas marcas e para a própria bebida, que atualmente gera um montante de R$ 6 bilhões em vendas.

“ Em termos de negócio essa edição foi muito melhor do que as dos outros anos. O mercado da cachaça está melhorando. Estamos no melhor momento”, afirma Henrique Tenório, da cachaçaria Gogó da Ema.

Quem também avalia positivamente a participação na feira é a gerente de Marketing da cachaça mineira Batista, Patrícia Caldas. Segundo ela, o evento é muito bom para o contato direto com produtores de outros estados, além dos compradores e fornecedores. “Este ano pudemos notar o preparo da maioria dos expositores para a participação na feira. A gente sente que o setor está mais preparado, não apenas para o mercado interno, mas também para o externo”, afirma. A marca, que participou pela sétima vez da Expocachaça, já exportou para França e Estados Unidos.

PREMIAÇÕES DAS MELHORES CACHAÇAS POR CATEGORIAS

Ao todo, foram analisadas 256 amostras durante os dias 08, 09 e 10 de junho por dois grupos de jurados para garantir a integridade do processo de avaliação sensorial e atender aos padrões internacionais de avaliação de amostras.

Resultado – Degustação às cegas

Brancas Puras:

Ouro: Batista Prata, Lucas Batista, Spézia

Prata: Água de Arcanjo, Alambique Brasil, Bento Albino Prata, Byllardt Prata, Cafundó da Serra, Caialua, Cana Bacana, Doministro, Engenho D’oro, Engenho da Cana, Engenho Real, Fogo da Cana, Germana Soul, Heats Brasil, Matuta Cristal, Quinta das Castanheiras, Sebastiana Cristal, Unser Schnaps, Velho Pilho

Descansadas em Madeira (sem interferência da cor):

Ouro: Barra Velha

Prata: A Tentadora, Bassi Prata, Brunholi, Capim Cheiroso, Coqueiro Prata, Guaraciaba Jequitibá, Prosa Mineira Clássica, Rainha do Vale Prata, Taverna de Minas – Jequitibá

Armazenadas em Carvalho Francês:

Ouro: Bylaardt Ouro, Caraçuaípe Ouro, Prazer de Minas, Xanadú

Prata: 3 Fortuna, Capim Cheiroso, Coqueiro Ouro, Moendão, Pátria Amada, Princesa Isabel, Quinta das Castanheiras, Refazenda, Rein, Reserva do Nosco, Souza Paiol, Turmalina da Serra, Velha Aroeira, Vereda

Armazenada em Carvalho Americano:

Ouro: Dom Tapparo – Cabaré, Melicana Mel, Porto do Vianna, Santa Terezinha, Unlimited – Prazer de Minas