10 TERMOS QUE TODO PROFISSIONAL PRECISA CONHECER

UM COACH TEM AS MELHORES PERGUNTAS E UM COACHEE TEM AS MELHORES RESPOSTAS


Job Rotation, Team Building, Headhunting, você sabe o que significam essas expressões?
Linguagem típica de especialistas e de departamentos de RH nas grandes empresas, muitas vezes, parece outro idioma.
O mercado de trabalho está mais competitivo dia após dia e as empresas recrutam os profissionais mais qualificados e antenados.

Para ficar tudo mais claro, Alexandre Sabbag, sócio da Boyden – uma das empresas globais líderes em recrutamento e seleção de executivos presente no Brasil há mais de 45 anos – explica a definição de alguns termos usados atualmente no RH.

1. Headhunting
É o processo em que uma empresa especializada recruta e seleciona no mercado de trabalho um profissional com o perfil definido para um determinado cargo. Atenção: essa definição é especificada pela empresa interessada em preencher uma vaga. Diferente do que muitos pensam, o Headhunter – consultor especializado ou “Caça Talentos”- não trabalha para o candidato, buscando vagas para ele. “É o contrário, ele trabalha para as empresas que querem acertar em cheio nos profissionais mais adequados para as suas necessidades”, explica Alexandre. O processo de Headhunting costuma ser chamado de Executive Search quando a busca se refere aos níveis de gestão de uma empresa.

1. Outplacement
Assim que um profissional é desligado de uma empresa, consultorias de Outplacement o acolhem, desde o momento da sua demissão, para orientá-lo sobre a melhor maneira de recomeçar, aconselhando e auxiliando no redirecionamento da sua carreira como executivo, empresário ou mesmo para aposentadoria.
Outplacement e recolocação no mercado de trabalho, no Brasil, são geralmente serviços semelhantes, mas no caso do Outplacement quem remunera a prestadora de serviço é a empresa que demitiu o funcionário e, no caso da recolocação, quem remunera a prestadora costuma ser o próprio profissional.
“Muitos profissionais confundem empresas de Outplacement com empresas de Hunting. São serviços diferentes que estão em lados opostos no mercado: enquanto hunting atende às necessidades de organizações, outplacement atende às necessidades de profissionais”, compara Alexandre. Geralmente uma mesma empresa não atua nas duas pontas, pois pode haver conflitos de interesses difíceis de gerenciar.

1. Assessment
Assessment significa avaliação de perfil profissional. É um processo utilizado cada vez mais nas organizações que identifica e avalia as competências e potenciais dos colaboradores, por meio de testes e técnicas próprias. A condução geralmente é feita por profissionais especializados e certificados, sejam eles da mesma empresa ou de empresas contratadas. Esse processo estruturado e controlado pode ajudar no plano de carreira de um profissional, que analisa quais competências já estão mais desenvolvidas e quais competências ainda podem ser aprimoradas.

1. Coaching / Coach / Coachee
Virou “moda” fazer Coaching. O processo entrou de vez nos investimentos das empresas em suas equipes. Mas isso porque, quando bem aplicado, funciona sim. Mas afinal, o que é isso? É um processo em que um profissional foca em desenvolver e potencializar as competências que mais lhe faltam ou nas quais ele tem dificuldade, como, por exemplo, paciência, pró-atividade, flexibilidade. “Por meio de reflexões e conclusões, o indivíduo deve achar suas próprias respostas, com o objetivo de melhorar a forma de pensar e agir”, explica o especialista. Dentro deste processo, participam o Coach e o Coachee:
Coach – é o profissional que aplica o Coaching; Ele deve ser treinando e qualificado para isso. Existem diversos cursos de formação extremamente respeitados pelo mundo, que emitem certificados e garantem a qualidade do processo.
Coachee – é o profissional que recebe o Coaching;
Um Coach tem as melhores perguntas e um Coachee tem as melhores respostas;

1. Mentoring
Geralmente é traduzido como tutoria, mentoria ou apadrinhamento. É um método profissional de desenvolvimento. Um mentor – normalmente alguém com mais experiência na mesma área de atuação – passa conhecimento, dicas e conselhos com o objetivo de orientar o profissional menos experiente. “Mentoring não é sinônimo de Coaching”, reforça Alexandre.

1. PNL (Programação Neurolinguística)
É um processo educacional sobre como usar melhor o nosso cérebro, ou seja, nos ajuda a captar e registrar informações, que vão desde estruturação e processamento destas informações, através dos cinco sentidos. A partir disso, o cérebro mantém e produz padrões de pensamentos, comportamentais, emocionais e comunicacionais apresentados de forma consciente ou inconsciente em nosso dia a dia. É uma prática que já foi mais utilizada nas décadas passadas e cuja aplicação ao ambiente corporativo pode gerar controvérsias.

1. Job Rotation
Movimentação onde o profissional, para aprender mais sobre um negócio, passa por diversas áreas de uma empresa. Desta maneira, passa a entender não somente os processos e rotinas como também os diferentes pontos de vista e interfaces. “É uma prática adotada por muitas empresas para tornar mais eficiente o aprendizado do colaborador que desenvolve uma visão mais sistêmica e empática das relações”, explica Alexandre. O Job Rotation geralmente é uma movimentação lateral, não implicando necessariamente em promoções.

1. Interim Management
É uma solução na qual executivos e gestores assumem, por um período de tempo limitado (interinos), o controle executivo de um ou vários departamentos de uma organização. Podem ser tarefas gerenciais típicas ou a gestão de situações para as quais as empresas não têm recursos humanos especializados. Geralmente, o gestor interino (Interim Manager), retira-se da empresa, ou retorna às suas funções normais, assim que o período e objetivo proposto forem cumpridos.

1. Team Building
Conjunto de atividades que reforça, desenvolve o conhecimento e cria laços relacionais mais profundos entre membros de uma empresa. “O objetivo dessa prática é alcançar melhores níveis de produtividade e satisfação das equipes no desempenho de suas funções” explica Alexandre. O team building é cada vez mais importante no desenvolvimento de equipes de alta performance.

1. Turnaround
Frequentemente traduzido como “virar o jogo” ou “dar a volta”, é um conceito de gestão estratégica utilizado para alterar o rumo de uma empresa que, muitas vezes, está estagnada ou em declínio. Trata-se, portanto, de um redirecionamento estratégico e operacional. Costuma ser um processo complexo e arriscado, uma vez que pode exigir soluções incomuns e radicais, levando em conta as condições financeiras, culturais e tecnológicas de uma organização, além do contexto em que está inserida.

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